Porque a Terra de Uz era uma região fértil?

A Terra de Uz, no Oriente, era um território circundada pelo deserto, o deserto do Oriente, o deserto da Arábia. (Jó 1:1,19) Os antepassados do patriarca Jó serviable-se deste mesmo deserto para apascentarem as jumentas, e nele também haviam achado as fontes termais. (Gn 36:24; Jó 24:5)

O Livro de Jó não menciona rio algum na região, a beira do qual estariam então as plantações ou campos de cultivos. O Livro só menciona o deserto, que ficava da banda dalém da cidade (Jó 1:19). Contudo, segundo Livro de Jó, os habitantes da Terra de Uz possuíam campos inclusive o próprio patriarca Jó e usavam da prática da agricultura, plantando trigo e cevada.

A prática da agricultura nos tempos antigos era feita a base da dependência da chuva ou a beira do rio. Mas no caso da Terra de Uz e regiões vizinha a agricultura era praticada a base da dependência da chuva (Jó 5:10-11), o que tornava então o território uma região fértil e, com a intromissão da força do boi, havia abundância de colheitas. (Jó 1:14; Pr 14:4).

O método de irrigação utilizado eram os regos naturais, que em muitos dos casos se chocavam, causando transtorno na sementeira. — Leia Jó 31:38. E, em sua terra, Jó, como agricultor, dedicava-se ao cultivo de trigo e cevada, os quais eram comercializados na praça da sua cidade. (Jó 31:38a, 40; 29:7)

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.