A História de Ló na Bíblia

historia-de-ló-na-biblia

, de acordo com a Bíblia, era filho de Harã, filho de Terá, irmão mais velho de Abraão e Naor. Era natural da cidade de Ur dos Caldeus, a sul da Mesopotâmia, com toda a sua família.

Segundo o relato bíblico, um tempo após seu pai falecer Deus apareceu à Abrão, seu tio, dizendo-lhe que saísse de sua terra e da casa do seu pai, para a um lugar que receberia como herança, o qual mais tarde veio a saber que era a Terra de Canaã. E Abraão foi, levando também seu pai Terá, sua esposa Sara e seu sobrinho Ló como filho adotivo.

Inicialmente foram para a terra de Arã, agora chamada Síria; e, de Arã, falecendo seu pai, vieram para a terra de Canaã e passaram a habitar na zona sul, no meio dos cananeus.

Como havia uma grande fome naquela terra no tempo em que chegaram, Abraão com Sara, sua esposa, e seu sobrinho Ló desceram a peregrinar ao Egito. E, posteriormente, do Egito Abraão e Ló subiram muito enriquecidos em ouro, prata, gados e servos dirigindo-se novamente ao sul de Canaã, onde haviam habitado a primeira vez.

Por causa da grande quantidade de riquezas que os dois tinham em suas posses morando no mesmo sítio a terra já não os podia suportar juntos. Daí, então, a necessidade de separarem-se um do ourto. Ló escolheu habitar nas campinas do Jordão, a sudeste, entre as cidades de Sodoma e Gomorra, Admá e Zebolim, e Belá, também chamada Zoar. Abraão, porém, continuou habitando no mesmo lugar.

Ló com sua comitiva de bens, servos e gados, habitou inicialmente no campo, fora da cidade, estendendo as suas tendas até às extremidades da cidade de Sodoma. Provavelmente terá escolhido habitar fora da cidade por causa da má fama regional dos moradores de Sodoma.

Entretanto, depois, talvés por causa da insegurança, imigrou para dentro da cidade de Sodoma, habitando como forasteiro. Porque na época da sua imigração para aquela cidade, as cinco cidades da planície do Jordão encontravam-se sob a soberania de Quedolemar, rei de Elã, da península babilónica, a sul da Jordânia, na região que agora corresponde ao Iraque e Irão.

As cinco cidades da planície pagavam impostos anuais em sua própria terra a Quedolemar, e quando Ló foi morar em Sodoma já encontrou a cidade nessa realidade político-tributária. Entretanto, após doze anos de pagamentos de impostos, os reis daquelas cinco cidades conluiaram-se e rebelaram-se no décimo terceiro ano contra o domínio do rei de Elã. Essa rebelião fez com que Quedolemar se aliasse aos outros reis babilónicos, isto é, a Anrafel, rei de Sinar, a sul da Caldeia, a Arioque, rei de Elasar, e Tidal “rei das nações”, e viesse no décimo quarto ano e fizesse guerra contra os cinco reis levando cativos os povos das cidades de Sodoma e Gomorra para a Babilônia inclusive Ló, o sobrinho de Abraão.

No entanto, Abraão impediu o cativeiro dos moradores das duas cidades da planície ao tomar conhecimeto da guerra dos quatro reis contra os cinco que houve no Vale de Sidim, agora coberto pelas águas do mar Morto. Abrão perseguiu incansávelmente os reis pelo caminho por onde foram e matou-os a todos com a ajuda divina resgatando o povo e seu sobrinho Ló. Deste modo os moradores de Sodoma e Gomorra foram restabelecidos nas suas terras, as suas cidades.

Após o episódio da guerra Ló ainda continuou a morar em Sodoma. Passados mais de vinte anos, a cidade prosperou ainda mais em bens e riquezas, paralém dos bens e riquezas que já possuíam, os quais haviam atraídos a Quedolemar, o rei de Elã, e haviam multiplicando ainda mais os seus pecados diante da face de Deus. O que trouxe, então, a ira de Deus sobre as cinco cidades destruíndo-as com fogo e enxofre, mas retirou a Ló de Sodoma pelas mãos dos anjos que havia enviado a ela para o resgatar a ele e toda a sua famíla.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.